Este artigo é para todos os clubes que procuram recursos e dicas para ajudar a ultrapassar os desafios impostos pela pandemia do COVID-19. Vamos continuar a atualizar este artigo regularmente com os recursos e dicas mais atuais.


Atualizado: 26/1/2021


Vários cubes desportivos em Portugal e no resto do mundo estão a ser afetados pelo COVID-19. Para manter a sua comunidade de clientes forte e minimizar o impacto financeiro no seu clube, é importante começar a agir agora e ser proativo sobre a comunicação com os seus clientes. Aqui estão três pontos importantes:


1. Comunique a todos os seus clientes qual é o seu plano. Explique em detalhe as ações que o seu clube está a tomar para manter a sua comunidade segura. Envie e-mails regulares, publique nas redes sociais e crie uma página/notícias no seu website e atualize-a regularmente;

2. Tome precauções extras, incluindo a diminuição do número de atividades, incentivando os clientes a ficar em casa se estiverem doentes e limitando o uso de equipamentos partilhados;

3. Se o seu clube for encerrar temporariamente: entre em contacto com todos os seus clientes (email, SMS, chamadas individuais) e informe-os exatamente das medidas que está a tomar. Transmita-lhes especificamente que serviços está a oferecer para continuar a gerar valor para eles durante este período em que o seu clube estará encerrado. Para alguns clubes será porventura mais difícil pois dependem mais de reservas e menos de aulas.


Pense em oferecer programas personalizados que possam ser feitos em casa, mas considere também em oferecer treinos, coaching, exercícios ao ar livre e muito mais. Este é o momento para entregar valor em excesso para reduzir o risco de perda da receita no seu clube.

Estamos a ajudar os clubes a tomarem as seguintes medidas para reterem clientes, através de uma comunicação transparente que:

- Explica a situação e por que é que o clube está a fechar;

- Expressa entendimento de que o cliente também pode estar a passar por dificuldades financeiras;

- Enfatiza a importância da saúde física / fitness agora mais do que nunca;

- Esclarece qual o valor que o seu cliente irá obter pela mensalidade (por exemplo, programação remota, treino individual etc.) e solicita claramente que os clientes mantenham a sua mensalidade ou mudem para um preçário diferente (pode ser um preçário mais acessível).

Na AirCourts, o nosso foco é fornecer os recursos e ferramentas para o ajudar a gerir o seu clube. Em baixo reunimos uma lista dos recursos, ferramentas de software e outras dicas para o ajudar neste momento.



Tecnologia que pode ajudar


Crie vídeo-aulas  [Artigo de ajuda]

As vídeo-aulas são aulas em formato vídeo criadas pelo seu clube e enviadas de forma personalizada para os seus alunos. O funcionamento é simples:

1. Filmar a aula (em casa ou num espaço ao ar livre)

2. Criar vídeo-aula na AirCourts (ver em baixo instruções)

3. Notificar os alunos


As vídeo-aulas irão permitir-lhe manter uma relação de proximidade com os seus clientes numa altura em que o seu clube está encerrado. São também uma forma interessante de garantir receita neste período desafiante.


Como enviar uma campanha de E-mail pela AirCourts  [Artigo de ajuda]
Para enviar uma newsletter aos seus clientes pode utilizar a nossa integração com o serviço Mailchimp (gratuito até 2,000 contactos). Caso não tenha uma conta criada na Mailchimp, aceda a www.mailchimp.com e crie uma conta gratuitamente.

Como enviar uma campanha de SMS pela AirCourts [Artigo de ajuda]
Na AirCourts pode enviar SMS para todos os seus clientes. Basta criar uma campanha, escrever uma mensagem e seleccionar um grupo de clientes a quem pretende enviar o SMS.

Como publicar uma notícia no seu blog pela AirCourts
Para lançar uma notícia no seu blog, aceda ao menu "Website" e cria uma nova notícia. Preencha de seguida o título e o corpo de texto e clique em "Guardar". Esta funcionalidade só está disponível para os clubes que dispõem do módulo "Website" da AirCourts.

O zoom é uma ótima ferramenta para oferecer sessões de vídeo individuais ou em grupo. Poderá usar o Zoom (começando com uma conta gratuita) para criar aulas virtuais ou oferecer consultas de preparação física, treinos individuais, etc. Ferramentas de vídeo como esta dão-lhe uma oportunidade de extender os seus conhecimentos aos seus clientes/alunos com treinos que eles podem receber em casa, por meio de recomendações personalizadas de exercícios e muito mais.


Estamos também a trabalhar em novas funcionalidades  na AirCourts que o ajudarão a manter uma comunicação mais próxima com os seus clientes, por forma a mantê-los ligados ao seu clube neste período de maior afastamento.


Exemplos reais de comunicação de clubes parceiros


RACKETS PRO  (encerrado temporariamente)

QUINTA DE MONSERRATE  (encerrado temporariamente)

CARCAVELOS TÉNIS E PADEL  (encerrado temporariamente)

NORTE PADEL  (encerrado temporariamente)

PRORACKET  (encerrado temporariamente)


Outras dicas / recursos

- Não basta dizer aos clientes que medidas é que o seu seu clube está a tomar para garantir os procedimentos de segurança, mostre-lhes. Publique vídeos nas suas redes sociais com os seus procedimentos de segurança e lembre os seus clientes de limpar o equipamento antes, durante e depois da utilização;

‍- Considere publicar vídeos do dia-a-dia do seu clube, dos professores, das equipas. Um clube é uma segunda família para muitos dos seus clientes. Eles vão querer manter-se ligados durante este período, mesmo estando fisicamente distantes;

- Contribua para a divulgação de informação fidedigna e partilhe fontes confiáveis ​​e oficiais como a WHO (World Health Organization) ou a Direção Geral de Saúde.


Esperamos que estes recursos e dicas o ajudem a continuar a operar o seu clube e a manter a ligação com os seus clientes. Se tiver algum recurso que queira adicionar ou tiver dúvidas, lembramos que estamos sempre disponíveis nos contatos habituais:


TELEFONE: +351 933 162 573

TELEFONE: +351 916 633 523

APOIO EMAIL: support@aircourts.com

No grupo WhatsApp do seu clube (caso ainda não tenha um grupo direto de comunicação connosco avise-nos por favor)






Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, a App de marcação de campos de ténis e padel líder em Portugal. Mais informações sobre a AirCourts para clubes aqui.