Artigo atualizado em 29 Junho 2020


O padel é um dos desportos em maior crescimento a nível mundial.  O número de campos tem vindo a aumentar rapidamente, de ano para ano. Atualmente existem mais de 35,000 campos instalados e mais de 10 milhões praticantes.


Em Portugal estão instalados mais de 500 campos e o número de praticantes rondará os 60,000.



1. Rentabilidade elevada (ROI)


Um campo de padel ocupa menos de metade do espaço de um campo de ténis. Tipicamente o ténis é jogado por 2 pessoas enquanto no Padel jogam 4 pessoas. Se 1 campo de ténis for convertido em 3 campos de padel* , o clube passará a receber 12 pessoas onde anteriormente recebia 2 pessoas.

Isto significa que: se o preço do aluguer for idêntico, os jogadores pagarão metade do preço para utilizar o campo e o clube irá gerar 3 vezes mais receita.

Acresce ainda que o padel se joga em partidas de 90 minutos (no ténis são 60 minutos) o que leva também a um valor de aluguer mais alto.


*Dependendo da largura das margens, na área de um campo de ténis poderão ser instalados até 3 campos de padel.


O padel é também uma solução comercial interessante para clubes de ténis que sofram de baixa ocupação em alguns dos seus campos. A conversão dos campos com menor ocupação para campos de padel poderá revelar-se uma forma interessante de rentabilização. Por outro lado, os jogadores de ténis são normalmente adeptos do padel, o que faz com que a opção se torne ainda mais simples para os clubes de ténis.




2. O padel é viciante e divertido


Mais de 80% das pessoas que experimentam o padel pela primeira vez, continuam a praticar a modalidade. É um desporto fácil de aprender, em comparação com outras modalidades tais com o ténis ou o squash, e não exige tanta habilidade técnica e resistência física.

O facto do campo ser pequeno, conduz a trocas de bolas mais longas e a uma maior participação de todos os jogadores.


"As tabelas à volta do campo tornam o jogo especial porque a bola está sempre dentro do campo, mantendo o ponto em jogo, o que torna a experiência muito mais interessante."


Diogo Rocha - Jogador profissional de padel, atual nº1 nacional





3. O padel é sociável


O padel abrange todas as idades e combina mulheres e homens dentro do mesmo campo. Esta abrangência social potencia a realização de eventos sociais tais como torneios e campeonatos onde todos se defrontam e onde a idade ou o género não determinam o vencedor.

A prática desta modalidade traz também benefícios para a saúde pois ajuda a melhorar a agilidade, coordenação e reflexos, fortalecer os músculos e a aumentar a mobilidade.

Por outro lado, psicologicamente, o padel é um excelente desporto devido aos seus benefícios na confiança e auto-estima. 





4. Instalação rápida dos campos e fácil manutenção


Os campos de padel são construídos com materiais e sistemas de alta qualidade, garantindo aos proprietários as condições de segurança e durabilidade necessárias a um preço competitivo.

Em Portugal, há empresas certificadas a comercializar e instalar campos de padel, sendo que os preços variam em função do modelo e dos materiais (a partir de 11,500€ por campo).



Os campos de padel reúnem as seguintes características:

- Indoor ou outdoor

- Panorâmicos ou convencionais

- Iluminação led ou convencional

- Paredes em vidro ou em betão

- Relvado sintético



5. Rápido crescimento da modalidade


Atualmente, existem mais de 35,000 campos de padel em todo o mundo, em comparação com os 5,000 registados em 2007.

O padel é jogado por mais de 10 milhões de pessoas em 30 países e em 5 continentes. 


Espanha2,149 clubes e 10,220 campos. Cerca de 5 milhões de jogadores.
ArgentinaCerca de 25,000 campos e 4.5 milhões de jogadores.
PortugalMais de 450 campos e cerca de 60,000 jogadores.
França210 campos (taxa de crescimento anual de 94% no ultimo ano).
Itália98 clubes e 178 campos (taxa de crescimento anual de 278% no ultimo ano).
Suécia38 clubes e 93 campos (taxa de crescimento anual de 244%).
Alemanha23 clubes e 35 campos.




Na Europa, já muitas pessoas, incluíndo figuras públicas e celebridades, praticam a modalidade e investem neste negócio de rápido crescimento. Entre os aficcionados, estão Rafael Nadal, Novak Djokovic, Emilio Sánchez-Vicario, José Maria Aznar e David Lloyd.





Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, a App de marcação de campos de ténis e padel líder em Portugal. Mais informações sobre a AirCourts para clubes aqui.