30 anos, 20 colaboradores, 300 membros e 250 alunos. Esta é só uma parte da história do Carcavelos Ténis & Padel, contada na primeira pessoa por Joana Freitas, responsável pela equipa de gestão do clube.



AirCourts:  Já se passaram mais de 30 anos desde que o Carcavelos Ténis foi fundado. Podem-nos contar um pouco mais sobre a história do clube?

Joana Freitas: O clube foi fundado há mais de 30 anos e sofreu as maiores alterações estruturais com esta equipa de gestão, que está presente desde 2002. Vimos crescer a escola de ténis, a agora escola de padel, criámos campos cobertos de ténis e campos cobertos de padel. Foi criado ao longo destes anos, um clube que permite atividades para todos, e não apenas aulas e alugueres de campos - programas de férias, festas de aniversário, eventos de empresas, aulas de ginástica, karaté, ballet, torneios oficiais e sociais. Tem sido um clube que se foi adaptando e reinventando ao longo dos anos, apoiado numa equipa de treinadores e colaboradores excepcionais.


AirCourts: Têm mais de 300 membros e 250 alunos em diversos níveis de aprendizagem. Quantas pessoas fazem parte da vossa equipa? Quais são os vossos principais desafios ao nível da gestão?

Joana Freitas: Já somos cerca de 20 pessoas a trabalhar aqui todos os dias. Penso que os principais desafios são os mesmos que a maior parte dos clubes - continuar todos os dias a inovar e criar um ambiente em que os clientes se sintam bem.




AirCourts: Em 2012 decidiram apostar numa nova modalidade. Como tem sido a recetividade dos vossos sócios e alunos à possibilidade de praticar padel no clube? O que mudou desde que construíram estes 5 novos campos?

Joana Freitas: Como em grande parte do país, o padel está em crescimento e trouxe uma nova dinâmica ao clube. Tem sido até agora uma modalidade bem aceite pelos membros do clube que já faziam parte do nosso dia-a-dia com o ténis, e pelos novos membros e clientes que nos visitam. O que muda com estes 5 novos campos é a adaptação da estrutura a mais clientes e novos horários. E claro, às vezes alguns vícios de gestão do ténis, que não são adequados ao padel. No entanto, considero muito positivo o impacto que o padel tem também no crescimento do ténis, ao divulgar ainda mais o clube.


AirCourts: Qual tem sido o vosso papel na formação de jovens atletas nas duas modalidades? Quais são os vossos planos para o futuro ao nível da competição?

Joana Freitas: Somos reconhecidos como uma escola de formação no ténis e queremos replicar esse reconhecimento ao padel. Desde Novembro que apostámos ainda mais na formação de jovens, com a construção dos 3 campos cobertos. Em termos de competição, acreditamos que é necessário ter uma base grande de formação para apostarmos na competição e é para isso que iremos trabalhar. No ténis temos já um grupo grande e bastante coeso de competição, com jogadores a apostarem e a apresentarem-se em torneios internacionais.




AirCourts: O que vos fez instalar o software da AirCourts no Carcavelos Ténis & Padel?

Joana Freitas: Com a perspetiva de 5 campos de padel e 10 campos de ténis para gerir, juntando-se horários e turmas de treinadores, tínhamos que nos modernizar e utilizar uma ferramenta que fosse adequada a esta realidade. A AirCourts apresentou-se na altura como o software mais específico para esta área e mais prometedor a nível desenvolvimento e de equipa de apoio.


AirCourts: De que forma o software da AirCourts vos está a ajudar na gestão do clube?

Joana Freitas: Está a ser uma ferramenta muito útil, principalmente ao juntar agora a própria ferramenta de faturação. Conseguimos eliminar alguns passos de gestão operacional do dia-a-dia e dar mais atenção aos nossos clientes.


AirCourts: Que outras vantagens vêem na parceria com a AirCourts?

Joana Freitas: A equipa que trabalha na AirCourts é a maior vantagem desta parceria! Não seria possível utilizarmos em pleno todo o software e continuar a transformá-lo às necessidades desta área de negócio se esta relação de proximidade não existisse.




Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, a App de marcação de campos de ténis e padel líder em Portugal. Mais informações sobre a AirCourts para clubes aqui.