Os 5 melhores jogadores de Ténis do Mundo

Apesar de alguns historiadores defenderem que o Ténis surgiu em França ainda no século XII, a data oficial de início da prática deste desporto remonta ao século XIX, por terras inglesas. Este jogo, que tantos adeptos e entusiastas move, já conta com alguns séculos de histórias e incríveis jogadores (e campeões). E ainda que Portugal viva mais afincadamente para o Futebol, seja feminino ou masculino, o Ténis continua a mover multidões por cá, e pelo mundo.

Se é jogador ou adepto deste maravilhoso desporto, vai gostar de conhecer aqueles que consideramos serem os 5 melhores jogadores do mundo (dentro de uma lista imensa de jogadores exímios).


1. Roger Federer


foto por WikiMedia / CCO


Quem é que nunca ouviu falar de Roger Federer? Nascido na Suiça a 8 de Agosto de 1981, começou a sua jornada de forma vitoriosa, conquistando prémios desde muito cedo. Tinha apenas 19 anos quando conquistou a virada de quarta de Wimbledon contra o pentacampeão Pete Sampras. Foi neste momento que Roger começou a ser o centro das atenções no mundo do ténis. Rapidamente, tornou-se recordista de títulos de Grand Slam. Possui 27 Masters 1000, 6 Masters Cup e um record invejável de 310 semanas consecutivas como número 1 a nível mundial, entre 2004 e 2018.

Além dos courts de Ténis, Federer não abdica do seu tempo em família e de dar o seu contributo a populações mais carenciadas, tendo aberto a sua própria fundação. É a Fundação Roger Federer, que tem como principal objetivo melhorar a vida das milhares de crianças pobres por todo o mundo, dando-lhe a oportunidade de uma vida melhor.


2. Rafael Nadal


foto por WikiMedia / CCO


Rafael Nadal, nascido em Espanha, em 1986 é considerado uns dos melhores tenistas de todos os tempos. Já conquistou 91 títulos ao nível ATP (80 deles sozinho, sem dividir a partida).

Foi em 2008 que os holofotes se viraram todos para Rafa, quando de forma extraordinária venceu o também campeão Roger Federer, na final de Wimbledon. Um thriler de 5 sets ao longo de 4 horas e 48 minutos que fizeram o campeão brilhar num dia que jamais será esquecido na história do ténis.

Há pouco tempo, quando entrevistado por alguns jornalistas, que o questionavam o que fazia para passar o seu tempo, já que se encontrava lesionado, Rafael respondeu que não tinha tempo ou paciência para fazer pilates, referindo que precisava de algo mais dinâmico.

Quem é seu fã ou conhece mais de perto a sua vida e os seus hobbies, sabe que é verdade o que diz, já que além do Ténis também se consagrou como campeão de poker, tendo ganho vários torneios, tais como o ETP: European Poker Tour, em 2013. Mas desta vez, Rafael Nadal dizia encontrar-se plenamente absorvido pela sua fundação de apoio aos desfavorecidos, pelo qual é tão admirado por todos.


3. Pete Sampras


foto por WikiMedia / CCO


A vitória de Sampras em 2000, em Wimbledon, estabeleceu-o como o maior jogador masculino de todos os tempos (até que Roger Federer o eclipsou). O ex-tenista americano é considerado por muitos como um dos maiores jogadores de ténis de todos os tempos, tendo conquistado 14 vitórias de Grand Slam.

Sampra tinha algo em si de muito genuíno. Abria-se verdadeiramente ao mundo e aos seus fãs. Todos conheciam os seus “tiros”. Todos sabiam no que ele era bom e também onde ele era mais fraco. Sampras jogou todos os jogos com um “grip” e o mesmo modelo de raquete toda a sua carreira, de 1990 a 2002. Alguns anos depois, em 2008, lançou o seu primeiro livro: “A Champion's Mind: Lessons from a Life in Tennis”, onde revela todos os sabores, dissabores e desafios que enfrentou ao longo da sua longa e vitoriosa carreira.


4. Novak Djokovic


foto por WikiMedia / CCO

Nascido em 1987 no que hoje é a Sérvia, Novak Djokovic começou a jogar ténis ainda tinha 4 anos e foi enviado para treinar na Alemanha aos 13 anos. Após uma ascensão constante aos níveis mais altos, venceu o Open da Austrália em 2008 e liderou o nacional sérvio. Em 2011, conquistou três dos quatro Grand Slams e compilou uma série de 43 vitórias consecutivas a caminho do ranking número 1 do mundo. Com sua primeira vitória no Open de França em 2016, acabou por se tornar o primeiro homem desde Rod Laver, em 1969, a manter todos os quatro títulos principais de uma só vez.

A vitória de Djokovic sobre Federer na final de Wimbledon de 2014 fez dele o primeiro homem a derrotar Federer em todos os quatro Grand Slams (e não Rafael Nadal). Djokovic também eclipsou o que parecia ser um Nadal desvanecido mas tanto Nadal quanto Federer deitaram essas ambições por terra, já que venceram três grandes torneios nesta temporada.

Além dos seus treinos dentro dos courts, Novak adotou uma programação de treino com 14 horas por dia com halterofilismo, corrida e bicicleta. Este incremento na sua rotina diária foi o que o ajudou a tornar-se o melhor jogador do mundo em 2011.


5. Andre Agassi



foto por WikiMedia / CCO


Agassi é possivelmente um dos melhores atacantes de bola em campo. Nascido a 29 de abril de 1979, em Las Vegas, o tenista começou muito cedo a pegar na raquete. O seu pai, lutador de boxe iraniano, tinha traçado um objetivo bem claro: quando tivesse um filho, iria transformá-lo num tenista profissional. E assim foi. Desde os 3 anos de idade que André Agassi começou a sua jornada nos courts de ténis, tendo o seu pai como treinador.

Em plena adolescência, Agassi torna-se profissional de ténis e logo em 1988 é considerado o jogador do ano pela revista Tennis e pela Association of Tennis Professionals.

Ganhou oito títulos do Grand Slam e alcançou o topo do ranking após a sua vitória no Open da Austrália em 1995. O jogador de estilo irreverente e único foi até há bem pouco tempo treinador de um dos melhores jogadores do mundo, que também já falámos hoje, Novak Djokovic. Hoje, dirige uma instituição de caridade para as crianças desfavorecidas de Las Vegas, onde mora com a sua esposa e com os seus 2 filhos. Além disso, lançou recentemente uma linha de equipamentos fitness.






Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, a App de marcação de campos de ténis e padel líder em Portugal. Mais informações sobre a AirCourts para clubes aqui.