O Clube de Ténis do Porto foi fundado em 1968, sendo um dos clubes mais antigos do País! O clube tem 13 campos de Ténis e 4 campos de Padel e serve uma comunidade de mais de 450 sócios. Para quem ainda não teve oportunidade de visitar, o Alberto Miguel e a Gabriela Machado estiveram connosco e contaram-nos um pouco mais sobre o percurso deste clube emblemático.




AirCourts:  Já se passaram mais de 50 anos desde a fundação do Clube de Ténis do Porto. Podem-nos contar um pouco mais sobre a história do clube?

O CTP foi fundado em 1968 com apenas dois campos e desde então teve um desenvolvimento enorme. Em 1971 foram construídos mais 3 campos e uma cobertura que resultou no primeiro campo coberto de terra batida em Portugal. Rapidamente o CTP se posicionou como uma referência nacional, quer na qualidade das instalações quer nas escolas de ténis, fomentando-se assim esta modalidade nas camadas mais jovens. Nas décadas de 80 e 90 foram desenvolvidas novas instalações e novos campos, sempre com vista a melhorar as condições da prática e ensino da modalidade. Mais recentemente, em 2017, o CTP inaugurou uma nova modalidade – o Padel. Foram construídos 4 campos, 3 dos quais cobertos.


AirCourts: Têm mais de 450 sócios e mais de 300 alunos nas escolas de ténis e padel. Quantas pessoas fazem parte da vossa equipa? 

A equipa do CTP é constituída por uma direção executiva, uma direção técnica de ténis e uma direção técnica do Padel. As equipas de formação do ténis e do padel são formadas por professores qualificados e responsáveis pela formação de mais de 300 alunos. Todos os escalões estão abrangidos pela formação do ténis e do padel, desde os escalões mais infantis até aos adultos. Todos os dias, uma equipa grande de profissionais trabalha para oferecer as melhores condições aos seus sócios e clientes.




AirCourts: Em 2017 decidiram apostar numa nova modalidade - o Padel. Como tem sido a recetividade dos vossos sócios à possibilidade de praticar padel no clube? 

A construção dos campos de Padel foi um processo natural na evolução do clube. Muitos dos nossos sócios e seus familiares praticam as duas modalidades, pelo que a construção dos novos campos permitiu oferecer um novo espaço no clube onde esta modalidade pode ser praticada. Existe uma ligação natural entre estas duas modalidades, pelo que se complementam muito bem. Quanto aos sócios que nunca tinham praticado o Padel, após algumas reticências de início, muitos ficam clientes, nem que seja para descontrair ou por diversão!




AirCourts: Quais são os vossos planos para o novo ano?

Este ano de 2018 que passou, foi um ano de grande crescimento para o clube, quer pelo incremento do número de sócios, quer pelo incremento de alunos da academia de ténis, quer pela abertura do padel. Queremos consolidar este crescimento também no que diz respeito ao nível de satisfação dos nossos clientes e sócios.




AirCourts: O que vos fez instalar o software da AirCourts?

O interesse começou pelo facto de passarmos a ter padel no CTP e a AirCourts já ser nessa modalidade a plataforma mais avançada e que mais garantias nos dava de rentabilizarmos todo o processo de marcação de campos e divulgação externa dos novos serviços. Posteriormente verificamos que a AirCourts acrescentava valor noutras áreas, como por exemplo a gestão de toda a parte financeira, professores, alunos etc…e dai optarmos por incluir também a parte do ténis na parceria que iniciamos com a AirCourts.


AirCourts: De que forma o software da AirCourts vos está a ajudar na gestão do clube?

No Padel é a ferramenta por excelência de gestão da modalidade no CTP. Tudo no Padel é controlado através do software da AirCourts. No ténis, a marcações dos courts para sócios já está perfeitamente integrada e assimilada por todos, funcionando na perfeição. Pretendemos também na escola de ténis e durante este ano de 2019 fazer o mesmo trajeto no que diz respeito à gestão, estando a escola a dar os primeiros passos para adotar a AirCourts como ferramenta de tudo que é controlo de alunos, professores, aulas etc    


AirCourts: Que outras vantagens vêem na parceria com a AirCourts?

A grande mais valia da AirCourts, além de todas as que já referimos anteriormente e que tem a ver com a gestão e marcação dos campos, é a possibilidade de através da plataforma podermos fazer chegar o nome do clube e os nossos serviços a um número enorme de potenciais clientes que de outra forma seria muito difícil de conseguir. Estamos muito satisfeitos com a aposta que fizemos ao tornarmos o AirCourts parceiro do CTP e pretendemos mesmo otimizar ainda mais todas as potencialidades da plataforma. 



  




Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, a App de marcação de campos de ténis e padel líder em Portugal. Mais informações sobre a AirCourts para clubes aqui.