O futebol é uma paixão mundial, disso ninguém tem dúvidas. Desde quando a modalidade surgiu, ainda no século 19, já conquistou o coração e pés de quem, mesmo desconcertado, já arriscava alguns chutes a gol. Com o passar do tempo e seu desenvolvimento, o futebol profissionalizou-se e alcançou um outro patamar para muitas pessoas: o de trabalho. Para alguns mais talentosos que recebem uma oportunidade, a prática da modalidade é a maneira de ganhar o próprio dinheiro e conseguir uma carreira de sucesso. Anualmente, diversos eventos desportivos acontecem para celebrar a beleza dos movimentos atléticos que o corpo humano é capaz de realizar.

Porém, plural e universal como é o futebol, o desporto não se distanciou de seus primeiros adoradores. Mesmo aqueles que desejam apenas jogar bola por descontração e encontrar os amigos ainda têm espaço no desporto mais praticado no planeta Terra. E esses encontros acontecem frequentemente pelas cidades mundo afora, principalmente em quadras e campos propícios para dribles desconcertantes, belos golos e jogos amadores emocionantes. 

Jogar futebol frequentemente com os amigos traz inúmeros benefícios, desde vantagens relacionadas à saúde física até as relações com outras pessoas que participam dos jogos. As vantagens, muitas vezes impercetíveis pelos praticantes do desporto, estão sempre presentes; confira algumas das principais:


Vida Saudável

A prática frequente de desporto — não é novidade para ninguém — é uma das maneiras mais eficazes de manter uma vida saudável e melhorar aptidões físicas. E o futebol, por ser uma atividade de alta intensidade, é um dos melhores exercícios aeróbicos que podem ser feitos de modo simples, com o auxílio apenas de uma bola e alguns amigos para dividi-la.

A prática do futebol auxilia na diminuição ou controle de peso, fortalece o sistema imunológico e ainda protege o sistema cardiovascular. Além disso, o desporto também ajuda no trabalho de prevenção de outras doenças. 



Photo by Sarah Pflug from Burst


Boas risadas

Não há quem vá a uma quadra com os amigos para jogar futebol e não dê boas risadas antes, durante e depois da peleja. Praticar este desporto com pessoas próximas possibilita que algumas gozações sejam feitas, principalmente após um drible muito desconcertante dado no amigo, um gol feito no finzinho do jogo ou até uma vitória quando foi apostado que o time perdedor pagaria um jantar para os vencedores. 


Mais determinação

Quem já jogou futebol sabe que, quando um time deseja muito ganhar, não existe nenhuma bola perdida — sempre é possível se esforçar um pouco mais e salvar a pelota que tende a ultrapassar a linha de fundo. Quem bate uma bola com os amigos também sabe que nem sempre o ânimo aparece para praticar uma atividade física; no entanto, após muita insistência dos companheiros de desporto, é possível se comprometer consigo mesmo para marcar presença no jogo marcado.

O futebol, além de um desporto apaixonante, é um poço de lições para quem o pratica, inclusive sobre determinação a fazer o que é necessário.



Photo by Sarah Pflug from Burst


Histórias para contar

Quem já jogou futebol com os amigos na infância tem muitas histórias para contar, seja para os filhos, netos ou até para os mesmos parceiros de peleja que atualmente estão bem crescidinhos. Dribles, golos marcados contra a própria meta e vitórias conquistadas no último minuto rendem muita história para relembrar no futuro. Isso, sem dúvidas, está entre as principais vantagens de jogar futebol com os amigos.





Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, a App de marcação de campos de ténis e padel líder em Portugal. Mais informações sobre a AirCourts para clubes aqui.